Dra. Marcela Scarpa – Cirurgiã Plástica


O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Fig. 1

Qual a finalidade da cirurgia das pálpebras e o que eu vou conseguir melhorar com elas?

A cirurgia das pálpebras (chamada blefaroplastia) consiste em remoção do excesso de pele e tratamento das bolsas de gordura. Pode ser realizado nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas, dependendo da indicação de cada caso (Figura 2).
Alguns pacientes orientais ou descendentes podem ter a prega (sulco) da pálpebra superior feita cirurgicamente, visto que normalmente não a possuem.

Fig. 2

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

Não, a indicação varia de acordo com a queixa da paciente. O excesso de pele e bolsas tem fatores raciais, familiares e ambientais. A indicação cirúrgica deve ser individualizada para cada caso e amplamente discutida com seu cirurgião.

Qual o tipo de anestesia?

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral. É uma indicação conjunta entre o cirurgião e seu anestesista de confiança, levando em conta as comorbidades do paciente, o tempo cirúrgico e associação a outros procedimentos.

Qual o período de internação?

Em média de 6 a 12 horas, podendo estender-se de acordo com cada paciente e/ou procedimentos associados.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparo anestésico e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Há dor no pós-operatório?

Podem ocorrer maior sensibilidade ou pequenos surtos de dor, perfeitamente tratados com o uso de analgésicos (prescritos na alta hospitalar).

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema varia de paciente para paciente, sendo os 3 primeiros dias pós cirúrgicos os de maior desconforto. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema terá aspecto residual.

Quando atingirei o resultado definitivo?

Após o 3º mês já teremos um resultado praticamente definitivo, porém o resultado final poderá ser observado somente após 12 meses.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

As linhas de incisão da cirurgia de pálpebra são planejadas para deixar as cicatrizes bem escondidas dentro das estruturas naturais da região: nas dobras das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios, nas pálpebras inferiores.
Nos casos em que não há flacidez, somente bolsas de gordura, é realizada uma incisão por dentro da pálpebra inferior, sem cicatrizes.
Naqueles com queda importante de sobrancelha, pode ser necessário realizar a suspensão do supercílio no mesmo procedimento.

O excesso de pele da pálpebra pode ter outra causa?

Muitas vezes o excesso de pele palpebral da porção lateral pode ser ocasionado por ptose (queda) do supercílio, com posição anormal da sobrancelha (ver descritivo específico). Muitas vezes as situações ocorrem juntas, necessitando de cirurgias combinadas.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

• Evite esforços. Respeite os limites do seu corpo.
• Realizar compressas de água filtrada gelada sobre os olhos ajuda a diminuir o tempo de edema e proporciona certo conforto pós-operatório. Recomendamos sua utilização a cada 2 horas por 15 minutos, de 3 a 7 dias. Não usar gelo!
• Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite), verduras (principalmente as verde-escuras, como espinafre, couve, brócolis, etc.), legumes e frutas. É importante alimentar-se de forma correta e equilibrada!
• Utilize óculos escuros continuamente, protegendo-se da luz e do vento.
• Não coce os olhos.
• Não utilize maquiagem nos olhos durante pelo menos 1 mês.
• Durma com a cabeceira elevada e barriga para cima.
• Não se exponha ao sol ou iluminação fluorescente (bronzeamento artificial) enquanto apresentar equimoses (“roxos), pois elas podem se transformar em manchas, levando longos períodos para desaparecerem. Geralmente as equimoses somem em torno de 2 a 4 semanas, porém este período é variável para cada pessoa.
• As cicatrizes não podem apanhar sol diretamente por um período de 18 meses. Utilize bloqueadores solares, mesmo quando estiverem cobertas.
• O retorno às atividades habituais e ao trabalho varia de acordo com a resistência de cada indivíduo e ao tipo de profissão exercida, com uma média de 7 a 10 dias.
• Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não fazer uso de medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
Retorne ao consultório para os curativos subsequentes e acompanhamento pós-cirúrgico, nos dias e horários estipulados.


Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

You cannot copy content of this page